Construção civil: o que fazer quando a obra atrasa? Artefatos e Estruturas Pré-moldadas em Unaí MG

O mercado de uma maneira em geral está ficando cada vez mais exigente, e com relação aos serviços oferecidos pela construção civil não é diferente. Em um setor no qual há dependência de variados tipos de matérias-primas e serviços, fazer com que tudo ande de acordo com o cronograma estabelecido é uma tarefa ainda mais complicada.

O atraso na obra é muitas vezes inevitável, mas com certas medidas é possível minimizar os problemas gerados em decorrência disso. Confira!

Cuidados para evitar o atraso na obra
Uma vez que atraso na obra é uma realidade, encontrar uma forma de solucionar esse problema deve ser feita o mais rápido o possível, evitando desgastes com o cliente, funcionários e fornecedores. O mais correto nestas situações é analisar profundamente todos os pontos da obra que estão com atraso e determinar o novo prazo de entrega e o que deve ser feito para terminá-lo em tempo.

Em alguns casos, recomenda-se montar uma equipe emergencial. Outras medidas menos rentáveis para a construtura, também podem ser postas em prática para evitar o agravamento da situação. O pagamento de horas extras para os funcionários ou fazer um investimento maior para receber o material solicitado com urgência são alguns dos casos mais vistos nessas situações.

Relacionamento com o cliente
A expectativa do cliente para que uma construção ou reforma terminem, sempre é muito grande — nem sempre eles ficam satisfeitos ao saber que o prazo de entrega terá que ser estendido. É preciso saber lidar com ele e prepará-lo para os diversos imprevistos que podem acontecer durante uma obra.

Ter a casa própria é o sonho de todos, e os preparativos para a mudança se iniciam a partir da data de concretização da obra. Mas se há atraso e o cliente não é avisado a tempo, a frustração e indignação podem tomar conta e gerar atritos sérios entre os envolvidos.

Um dos maiores agravantes para a insatisfação do cliente é a falta de informação concreta. O atraso pode não deixar ninguém feliz, mas pode ser compreensível na maioria dos casos, quando há transparência da construtora com seus clientes, que entendem a possibilidade de imprevistos ocorrerem e podem se reorganizar novamente quanto aos planos.

Para não prejudicar a imagem da empresa e evitar comentários negativos no mercado, além da clareza ao expor o quanto antes todas as informações a respeito do andamento da obra, é interessante que haja alguma compensação por parte da construtora, que além de ganhar credibilidade, evita multas ou transtornos judiciais.

Acordos amigáveis entre as partes podem ter a inclusão de melhorias na obra para ressarcir o cliente ou o oferecimento do pagamento da escritura ou outras taxas, mantendo assim satisfação e evitando o incômodo pelo atraso.

Mesmo nos casos em que o prazo de carência não é ultrapassado, é mais vantajoso para a construtora manter seus clientes informados e tranquilos quanto a qualquer tipo de ressarcimento, já que é perceptível que uma boa comunicação soluciona grande parte dos problemas nos casos de atraso e garante que o andamento da obra seja realizado com qualidade.